O que é câncer infantil?

Câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Câncer infantil

Entender o câncer é o primeiro passo para enfrentá-lo!

A descoberta da doença, o diagnóstico, a mudança da rotina, a falta de informação e de diálogo sobre a doença, a hospitalização, o medo dos exames, o medo da morte, da dor, e as possibilidades de cura, geram muitas dúvidas nas crianças e adolescentes que se veem diante desta batalha e também para seus familiares, que têm sua rotina modificada e ainda precisam enfrentar a angústia e o medo do câncer (que ainda não conhecem muito bem).

Tão importante quanto o tratamento do câncer em si, é a atenção dada aos aspectos sociais da doença, uma vez que a criança e o adolescente doentes devem receber atenção integral, inseridos no seu contexto familiar. A cura não deve se basear somente na recuperação biológica, mas também no bem-estar e na qualidade de vida do paciente. Neste sentido, não deve faltar ao paciente e à sua família, desde o início do tratamento, o suporte psicossocial necessário, o que envolve o comprometimento de uma equipe multiprofissional e a relação com diferentes setores da sociedade, envolvidos no apoio às famílias e à saúde de crianças e jovens.

É importante que os pais estejam alertas para o fato de que a criança não inventa sintomas e que ao sinal de alguma anormalidade, levem seus filhos ao pediatra para avaliação. É igualmente relevante saber que, na maioria das vezes, esses sintomas estão relacionados a doenças comuns na infância. Mas isto não deve ser motivo para que a visita ao médico seja descartada.

Diagnóstico precoce: A melhor chance de cura

A detecção precoce e o pronto início do tratamento têm importante papel na redução da mortalidade e morbidade do tratamento. Uma criança é considerada curada se os exames não mostrarem nenhum sinal da doença cinco anos depois do final do tratamento.

Comunidade: Luta contra o câncer infantil
Mães que enfrentaram a dor de ter um filho com câncer
Maria Aparecida - A dor da descoberta.
Sou mae do Miguel, hoje ele esta com 4 anos descobrimos que ele estava com câncer quando ele estava com 2 anos e10 meses era um bebezaõ, a dor de quando um me´dico vem falar que o seu filho que praticamente acabou de nascer pra vida esta com câncer no rim que foi o caso do miguel ,e que iria começar um tratamento pra reduzir o tumor pra retirar o rim que foi lesado. recordo que naquela hora me senti taõ indefesa ,pequena por sabia que eu naõ poderia fazer nada ,mas ao mesmo tempo veio uma força que me falava que eu podia lutar e acreditar acima de tudo que pra naõ DEUS NAÕ NADA QUE seja impossivel, que basta somente a sua palavra é assim eu tenho confiado de todo o meu corãçaõ.O MIGUEL faz quimioterapia irar acbar nesse mes de junho de 2010,ele fez radioterapia ele se encontra ótimo vai entrar pro controle. mas dentro de isso tudo como passei e fazer parte de mundo que naõ conhecia consigo identificar com sensibilidade uma mae que chega com seu filho pela primeira vez no hospital aquele olhar de profunda tristeza se choca~com o meu e faz com que eu saia do meu lugar pra ir´la conforta da´um abraço e dizer que DEUS esta no controle que devemos andar no hospital do cancer com os olhs da fé, que naõ DEVEMOS nos basear na história de ninguem, embora as vezes seja parecido cada caso e um caso. DEVEMOS VIVER UM DIA APOS O OUTRO E PEDIR A DEUS PRA QUE AS FORÇAS SEJA RENOVADAS. LUTAR O TEMPO todo NAÕ SE TEM importa se tiver de ir aSEMANA TODA COMO JA FUI EU SEI O CORPO CANSA, MAS LEMBRE-SE QUE O SEU FILHO ESTA SE TRATANDO E ISSO É ALGO QUE AS VEZES NEM ACONTECE COM ALGUMAS crianças.PORQUE NAO DA´NEM TEMPO DE TRATAR quando a doença ja esta muito avançada mesmo assim neste casos naõ devemos perde a fe, as vezes nos surpreendemosDOI TANTO NO MEU CORAÇAÕ QUANDO VEJO ISSO.eu só TENHO A AGRADECER A DEUS NAÕ SO PELA VIDA DO MIGUEL MAS DE TANTAS OUTRAS CRIANÇAS QUE CONNHECI POR MAES QUE SE TORNOU MINHAS AMIGAS.PORQUE NO HOSPITAL ENCONTRAMOS CRIANÇAS FELIZES EMBORA ELES TENHA ALGUNS CUIDADOS MAS SAÕ FELIZES...
O nosso ponto de vista (e acredito que de muita gente também), nos leva a refletir e sensibiliza-nos a todo momento. Seja nos depoimentos da família quando acontece a cura ou a perca, percebemos que é preciso cuidar muito do emocional dessa criança ou adolescente e familiares, prepará-los, explicá-los cada etapa, deixa-los ciente e otimista.
Pois como citou essa mãe no texto acima, é preciso lembrar que se sua criança esta tendo chance do tratamento, se conseguiu o diagnóstico precoce...simplesmente AGRADEÇA, pois são muitos casos que não tem condições e nem tempo para realizar o tratamento. Onde nos remete a concluir numa das falas de uma mãe que perdeu seu filho.
"Eu só queria que alguma porcentagem do dinheiro que vai para pesquisa sobre o câncer pudesse ser desviado para as famílias que passam por isso, porque muitas pessoas nunca irão beneficiar da investigação" Cyndie French (a mãe de Derek).
Ou seja de que vale tanto investimento nas pesquisas, se muitos nem chegam a beneficiar-se dele?

Um comentário:

  1. Não é fácil para um pai ou mãe receber um diagnóstico seu filho está com câncer... Ainda bem que já existem profissionais que trabalham para minimizar a dor não só do paciente mais também de seus familiares.

    ResponderExcluir